Minicurso 1

Fluxo de Potência Holomórfico.

Resumo

O estudo do fluxo de potência (FP) é uma ferramenta analítica crucial para entender o estado estacionário dos sistemas de potência, onde métodos numéricos, especialmente iterativos, são empregados para resolver as Equações de Balanço de Potência (EBPs). Embora amplamente aceitos pela comunidade científica e pelo setor de energia elétrica, as abordagens iterativas dependem fortemente de estimativas iniciais das variáveis de estado, podendo enfrentar problemas de convergência devido ao mal condicionamento numérico da matriz Jacobiana, ou mesmo apresentar múltiplas soluções. Ademais, o aumento da complexidade dos sistemas elétricos de potência, decorrente de fatores como a integração de energias renováveis, a gestão do armazenamento de energia, as tecnologias de controle avançado e a diversidade de recursos energéticos e demandas, entre outros, resulta em um considerável aumento no tempo de convergência desses algoritmos iterativos. Nesse contexto, é imperativo adotar métodos numéricos mais robustos, ágeis e confiáveis, especialmente para aplicação em tempo real. Para solucionar tal necessidade, a literatura propõe a utilização de um método não iterativo, fundamentado em conceitos avançados como a teoria das curvas algébricas, o holomorfismo e a continuação analítica máxima. Conhecido como Holomorphic Embedding Load Flow Method, esse método inovador e promissor enfrenta os desafios emergentes no estudo do FP em redes elétricas. Nessa metodologia, as EBPs tradicionais são transformadas em um problema paramétrico avaliado no domínio complexo de Argand-Gauss, onde as tensões nodais são expressas em termos das séries de MacLaurin, com a continuação analítica máxima implementada utilizando aproximações de Padé diagonais. Diante do exposto, acreditamos que o minicurso proposto busca estabelecer um alto nível de interatividade com o público participante, uma vez que tem como objetivo apresentar uma nova técnica para o cálculo do FP.

Instrutores:

Edimar José de Oliveira

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1984), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1993) e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1998). Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora, Pesquisador de Produtividade do CNPq/Nível 1D. Coordena o grupo de Otimização (GOPT/CNPq) e é membro do Comitê Gestor do inct-INERGE.

Glaucus Rivera Santos Lima

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Ouro Preto (2022) e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2024). Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisador do grupo de Otimização (GOPT/CNPq) e do Núcleo de Pesquisa em Sistemas Elétricos de Potência (NUPESP).